Pular para o conteúdo

Nesse artigo vamos ver as principais diferenças entre o Windows 10 e a nova versão Windows 11 e se vale a pena fazer o upgrade.

O Windows 11 está com interface nova e um design mais limpo e agradável, janelas com cantos arredondados e mudanças nas fontes e cores. Para o uso em tablets também foi melhorada a experiência ao toque.

O menu iniciar junto com a Barra de tarefas agora fica centralizado, mas se você quiser pode move-lo lá para esquerda, como era antes. Basta clicar com o botão direito na barra, em “Configurações da Barra de Tarefas” e escolher o alinhamento, Centro ou Esquerda. Mas ele não pode ser movido para os outros lados da tela como antes, apenas pode ficar na parte inferior mesmo.

Nesta mesma janela você também escolhe se quer ocultar a barra automaticamente.

Nesta nova versão não é mais possível arrastar um atalho para a barra de tarefas. Você precisa abrir o aplicativo, aí ele irá aparecer na barra, você clica com o botão direito do mouse na imagem e em fixar.

Ao clicar em iniciar aparecem vários atalhos para os itens mais usados. Se você clicar em Todos Os Aplicativos, eles aparecerão em ordem alfabética. Clicando com o botão direito no ícone Iniciar, aparecem o gerenciador de tarefas, executar, desligar e outras opções de configurações.

Outra mudança é que agora o menu de arquivos não traz mais algumas funções como copiar e colar diretamente. Elas ficam aqui na parte de cima na forma de ícones. Mas ao clicar aqui em Mostrar mais opções fica parecido com o do Windows 10.

A barra de controles também mudou, ficou mais harmônica e organizada por blocos.

Ficou mais fácil organizar os aplicativos na tela através das melhorias na função Layout Snaps, onde você coloca os aplicativos em janelas ou nas posições que deseja. Para acessá-la basta posicionar o cursor do mouse sobre Maximizar a Janela e escolher um dos Layouts disponíveis. Após definir os layouts eles ficam memorizados e você consegue acessá-los através do Snaps Groups pela barra de tarefas. E funciona muito bem quando você tem mais de uma tela, guardando os layouts que você definiu para cada uma.

O Internet Explorer não vem mais instalado, então se alguém ainda o utiliza agora deverá usar o Edge que é compatível com o IE.

O gerenciador de tarefas continua igual ao antigo, nada mudou. Para abri-lo você pode clicar em Win+Shift+Esc ou clicando com o botão direito no menu iniciar.

O Teams agora vem integrado, facilitando a vida do usuário que o utiliza.

O modo escuro ainda não está integrado a todos os aplicativos e é bem fácil de configurar. O modo escuro ainda não está integrado a todos os aplicativos e é bem fácil de configurar, clique na tela com o botão direito, em Personalizar e em Cores, escolha entre o Claro e Escuro.

Em termos de Performance, não houve grandes mudanças. Pode ser que algum aplicativo ou outro rode mais rápido ou mais lento, mas as diferenças serão pequenas.

Uma grande novidade será o prometido suporte para Apps Android, mas ainda não está funcionando efetivamente. Há previsão de algo para ainda este ano.

Resumidamente, as diferenças principais em favor do Windows 11 nesse momento são estéticas e a vantagem de estar com o sistema sempre atualizado. Nossa opinião é que vale a pena o upgrade, mas você poderá fazê-lo no seu tempo, sem pressa. A princípio, a Microsoft não fixou uma data final para o upgrade gratuito, mas o Windows 10 terá suporte até 14 de outubro de 2025, ou seja, muito tempo ainda.

E por ser um sistema recém-lançado, talvez seja melhor aguardar um pouco até ele ficar bem estável. Mas, caso você queira fazê-lo agora, deixamos o link para nosso tutorial de como atualizar seu Windows. É bem simples e tranquilo.

Veja Como Atualizar para o Windows 11 Gratuitamente

Clique no vídeo a seguir para ver o tutorial completo:

🔺👉🔺👉Logo vamos gravar novos vídeos sobre o Windows 11 e outros relacionados à área, então se inscreva em nosso canal e ative as notificações, assim você será avisado em primeira mão!

E lembre de deixar seu like! 👍

error: Conteúdo Protegido!!